terça-feira, 12 de julho de 2011

Saudações, estimada comunidade ufológica:



UFO 179 – julho/2011

Editor: A. J. Gevaerd



egou a hora de apresentar-lhes o conteúdo da Revista UFO 9, do mês de julho, que já está nas bancas:

- A capa é novo resultado do trabalho de Rafael Amorim, consultor de arte da publicação, que também é consultor da UFO, presidente do Núcleo de Estudos Ufológicos de Santa Cruz do Sul (NEUS), diretor do Movimento Gaucho de Ufologia (MGU) e membro da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU);

- Na seção Diálogo Aberto, entrevista marcante e surpreendente com um pioneiro da Ufologia em Cuba. Exatamente, na “Ilha de Fidel” há UFOs e muitos casos para pesquisar! Quem demonstra esta casuística é o veterano ufólogo Orestes Girbau Collado. São de sua autoria muitas investigações de campo, entrevistas a testemunhas e inúmeras conferências, nas quais, dentro das possibilidades oferecidas pela política local, expõe seus resultados. Girbau é referência para muitos investigadores quando se fala em metodologia de trabalho e ética. Tanto que,desde junho de 2003, ocupa a presidência do comitê gestor da Associação Cubana de Ufologia (ACU). Apesar de tanta atividade, mantém um perfil discreto e pouco se sabe da sua saga na ilha.

Com o tema: Extraterrestres também estão presentes em Cuba, apesar da ditadura”, vamos conhecê-lo nesta entrevista realizada pela colaboradora e pesquisadora argentina Débora Goldstern. “Na verdade, não sei se conseguiremos atingir o nosso objetivo — que é igualmente nosso sonho — de esclarecer amplamente a sociedade quanto à presença alienígena na Terra. Podemos apenas vislumbrar esta possibilidade e lutar por ela. No entanto, vocês podem estar certos de que a Ufologia Cubana é muito ativa e resiste às dificuldades. Há de tudo por aqui. Mas é importante que se diga que pesquisa séria pode ser feita por todo investigador idôneo que esteja preparado para não se deixar confundir ou manipular”, discorre ele.

A introdução pode ser lida no link: http://www.ufo.com.br/entrevistas/extraterrestres-tambem-estao-presentes-em-cuba-apesar-da-ditadura

- Acompanha um texto do consultor e coordenador internacional da Revista UFO Thiago Luiz Ticchetti, “Nem mesmo uma nação blindada segura nossos visitantes”, no qual são mencionados casos excepcionais envolvendo perseguições a UFOs por aeronaves militares, detecções em radar e investigações da Inteligência do Exército cubano frente aos aliens.

Disponível no link: http://www.ufo.com.br/artigos/nem-mesmo-uma-nacao-blindada-segura-nossos-visitantes

- Físico, mestre em tecnologia nuclear, astrônomo amador e dedicado ao projeto Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI) desde 1995. Atualmente, trabalha no portal Comunidade SETI, além de realizar pesquisas em Ufologia e parapsicologia. É coordenador da Área de Planetas Inferiores da Rede de Astronomia Observacional (REA) e consultor da Revista UFO.Cláudio Brasil traz com propriedade o artigo de capa desta edição de UFO, sob o título “A Agonia do SETI”, oportunidade em que relembra as origens do programa de busca por sinais inteligentes extraterrestres, desde o princípio – nos anos 30 – até sua difícil fase atual, devido a total ausência de sinais com evidência de origem extraterrestre.

Introdução pode ser acessada no link: http://www.ufo.com.br/artigos/a-agonia-do-seti

Também nos brinda com uma completa cronologia de operações do SETI, desde 1959 até 2011, em “A cronologia das operações do SETI”.

Disponível em: http://www.ufo.com.br/artigos/a-cronologia-das-operacoes-do-seti


- Dentro do mesmo tema, o consultor Paulo Poian aborda possíveis sinais inteligentes detectados por cientistas desde o início do século passado e, aparentemente, não reavaliados até hoje. Em “É verdade que o SETI nunca recebeu sinais de civilizações alienígenas?”, ele questiona a validade e até mesmo as intenções do SETI perante a decisão de divulgar – ou não – uma mensagem que seja comprovadamente ET.

Pode ser acessado em parte no link: http://www.ufo.com.br/artigos/-verdade-que-o-seti-nunca-recebeu-sinais-de-civilizacoes-alienigenas

- Outro texto, agora casuístico, vem de Gilberto Santos de Melo, engenheiro mecânico, investigador de campo do Centro Paraibano de Ufologia (CPB-UFO), estudioso de abduções e consultor da Revista UFO. Em “A abundância de casos na Paraíba continua a desafiar pesquisadores”, Melo onstata que seres extraterrestres monitoram a sociedade planetária e, em alguns lugares, como no Nordeste, isso fica mais evidente.

Trecho pode ser acessado no link: http://www.ufo.com.br/artigos/a-abundancia-de-casos-na-paraiba-continua-a-desafiar-pesquisadores

- Também temos a Mensagem do Editor, em que A. J. Gevaerd conta como foi sua mais recente viagem até o Amazonas em busca de relatos e contatos de graus variados, no texto“Uma viagem à Amazônia revela ocorrências ufológicas ricas e exóticas”. Ele se aventurou por rios, selva e manteve troca de informações com a população ribeirinha de diversas comunidades [Veja galeria de fotos aqui: http://www.ufo.com.br/pop_fotos.php?id=132&placeValuesBeforeTB_=savedValues&TB_iframe=true&width=620&height=560 ].

Introdução pode ser acessada no link: http://www.ufo.com.br/edicoes/ufo/ver/179/2

- Outros conteúdos igualmente excelentes, entre eles as habituais seções Imprensa Ufológicae Mundo Ufológico, respectivamente dos consultores e coordenadores Renato Azevedo eThiago Ticchetti, a Ponto de Encontro e mais;

- Sem esquecer da tirinha do cartunista Márcio Baraldi.

A edição pode ser visitada no link: http://www.ufo.com.br/edicoes/ufo/ver/179

Como sempre, Ufologia de qualidade, em 29 anos de atividades! Trata-se da publicação mais antiga existente no planeta em circulação efetiva.



Nenhum comentário: